O destaque do Campeonato Mundial de piscina curta que ocorreu em Dubai foi o Ryan Lochte. Ele não conseguiu sua meta que era obter 8 medalhas, mas conseguiu 7 (6 de ouro e 1 de prata). Desde do Pan - Pacific Lochte tem se destacado bastante, ao lado do Michael Phepls é um dos grandes nome da natação americana.
Mas o mais impressionante do nadador norte-americano de 26 anos foi a quebra do recorde mundial dos 200 metros medley e dos 400 metros medley. Assim, tornando-se o primeiro nadador a bater um recorde mundial em prova individual desde que os maiôs tecnológicos foram proibidos na natação, em 1º de janeiro de 2010.
O Brasil também teve um excelente participação. Conquistou 8 medalhas sendo três de ouro, uma de prata e quatro de bronze, ficando em sétimo lugar na classificação geral do campeonato. EUA ficou com a primeira posição com 12 medalhas de ouro, seis pratas e sete bronzes, em segundo ficou a Rússia com 4 ouros, 4 pratas e 1 bronze e na terceira posição ficou a Espanha com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. Foi uma das melhores participações do Brasil em Campeonato Mundial de poiscina curta.
|
Guilherme Guido, Cesar Cielo, Felipe França e Kaio Márcio no pódio (Foto: Satiro Sodré / CBDA) |
Cesar Cielo nesse Campeonato Mundial de piscina curta ganhou dois ouros e mais duas medalhas de bronze em provas de revezamento. Unificou títulos mais rápidos em piscina longa e curta, tornando-se o primeiro nadador a ser o campeão mundial em piscina longa (50m) e curta (25m) das duas provas mais rápidas das águas, os 50m e os 100m livre.
|
FabienGilot, Cesar Cielo, Nikita Lobintsev |
Kaio Márcio além da medalha do revezamento, ganhou duas medalhas individualmente: prata nos 200m boborleta e bronze no 100m. Na prova de domingo, 200m borboleta, Kaio Márcio teve uma incrível recuperação, crescendo nos metros finais da prova. Ele também foi fundamental para obtenção da medalha de bronze no revezamento que aconteceu no mesmo dia.
|
Kaio Márcio comemora resultado no Mundial em Dubai (Foto: Satiro Sodré / CBDA) |
|
Kaio Almeida, Chad Guy Bertrand Le Clos, Laszlo Cseh |
Felipe França também faturou medalha individual no mundial. Conseguiu medalha de ouro e ainda bateu o recorde de campeonato da prova nos 50m peito. Foi seu primeiro ouro em mundiais, por isso a conquista foi muito emocionante para ele e para seu técnico Arilson Soares que não conseguiu conter as lágrimas. Felipe França ainda conquistou medalha de bronze nos 100m peito nesse mundial.
Fotos: Clive Rose/Getty Images Europe